Viagem ao mundo em 10 saladas

As sugestões vêm do México, Marrocos, Líbano, Japão, Rússia, entre outros países, com ingredientes de suas culturas e toques diferenciados

Fernanda Lopes

Esta é uma viagem que ajudará a quem torce o nariz para saladas mudar de ideia e passar a incluí-las no cardápio do dia a dia, ainda mais agora, no verão. São dez opções de vários países, que saem da dupla rotineira: alface e tomate. Coloridas e saudáveis, possuem inúmeras variações. Na rotina diária, fica difícil criar algo novo com vegetais, verduras e frutas. Porém, com estas ideias, você poderá inovar o menu e até criar a sua própria receita, usando-as como inspiração.
As sugestões vêm do México, Marrocos, Líbano, Japão. Rússia, Itália, Tailândia, Grécia, Hungria e Estados Unidos. Cada uma utiliza ingredientes de suas culturas, que dão um toque diferenciado e único. Frutas, cereais, ervas frescas, castanhas e molhos especiais incrementam essas deliciosas saladas. E salada não é novidade não. Durante o Renascimento, elas ajudavam a conservar e salgar os vegetais.
Inicialmente, os legumes eram cozidos e curtidos no vinagre e na salmoura, como uma espécie de picles. No entanto, o prato logo passou a ser feito com legumes crus, a exemplo da antiga tradição romana, temperados com sal, azeite e vinagre. Com o tempo, o termo foi ampliado para outras misturas vegetais, chegando até a salada de frutas, que, evidentemente, não tem nada a ver com o sal do nome original (do italiano insalata: literalmente salgada).

Tabule (Árabe)
Ingredientes: 4 tomates maduros; 3 xícaras (chá) de folhas de salsinha; 2 xícaras (chá) de folhas de hortelã fresca; 1 cebola média; 1/2 xícara (chá) de trigo fino; 1/2 xícara (chá) de suco de limão; 1 colher (chá) de azeite; 1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora; tomatinhos cerejas para enfeitar e folhas de alface para acompanhar .
Preparo: lave as folhas, a cebola e os tomates em água corrente. Seque-os muito bem. Pique bem a salsinha e corte a hortelã em tiras finas e a cebola em cubinhos. Parta o tomate ao meio, retire as sementes e pique em cubinhos. Lave bem o trigo e deixe de molho com 1/2 xícara de água numa tigela por 15 minutos. Escorra a água e esprema o excesso em uma peneira. Reserve (pode deixar pingando em uma peneira). Numa tigela, misture o trigo, o tomate, a cebola, a salsinha e a hortelã. Tempere com o suco de limão, o azeite, o sal e a pimenta. Enfeite com tomatinhos-cerejas. Sirva acompanhado de folhas de alface e pão sírio.
Rendimento: 6 porções.

Ceasar salad (EUA)
Ingredientes: ½ maço de alface-americana; ½ maço de alface-crespa; 6 fatias de pão de forma (sem a casca); 2 colheres (sopa) de manteiga; 1 xícara (chá) de creme de leite fresco; 2 colheres (sopa) de maionese; 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado; 1 filé de anchova; ½ xícara (chá) de azeite; 1 dente de alho sem casca e caldo de 1 limão.
Preparo: lave bem as folhas de alface sob água corrente. Numa tigela com água e o bactericida de sua escolha, deixe as folhas de molho por 20 minutos. Retire as folhas, e enxágue em água corrente. Corte as fatias de pão em cubos pequenos. Numa frigideira antiaderente, coloque a manteiga e leve ao fogo médio para derreter. Acrescente os cubos de pão e deixe dourar, mexendo de vez em quando para não queimar. Transfira os cubinhos para um prato e reserve. No liquidificador, junte o creme de leite, a maionese, o parmesão ralado, o anchova, o azeite, o alho e o caldo de limão. Bata por 2 minutos até formar um molho liso. Rasgue as folhas de alface em pedaços médios e transfira para uma saladeira. Regue com o molho e salpique com os cubos de pão. Sirva a seguir.

Coleslaw (Inglaterra)
Ingredientes: 1/2 repolho verde; 2 cenouras grandes; 1 cebola; 1 colher de folhas de hortelã rasgadas; 1 xícara de uvas passas brancas; 3 colheres de maionese e suco de 1 limão.
Preparo: corte o repolho em tiras bem finas, rale a cenoura inclinada para dar pedacinhos maiores, e fatie a cebola também fina, cortada ao meio, e separando os anéis uns dos outros antes de misturar. Coloque numa tigela, acrescente o suco de limão, a maionese, as passas e misture bem. A maionese deve envolver os ingredientes, mas não fazer deles uma pasta. Adicione as folhinhas de hortelã e, se preciso, sal.

 

Panzanella (Itália)
Ingredientes: 1 prato fundo com folhas verdes higienizadas (alface, rúcula, agrião ou o que desejar); 2 tomates cortados em seis gomos; 2 ovos cozidos cortados em quatro; 1 cebola roxa fatiada finamente; 10 azeitonas verdes; 2 fatias de pão italiano cortadas em cubinhos; 1 xícara de feijão branco ou grão-de-bico cozido e fatias finas de queijo parmesão.
Para o molho: 6 colheres de azeite extravirgem; 2 colheres de vinagre balsâmico (ou o comum); 1 colher de orégano seco; 1 pitada de sal e 1 pitada de pimenta calabresa seca. Azeite para regar o pão.
Preparo: pegue o pão e regue com azeite. Monte em uma saladeira, colocando as folhas e os outros ingredientes em cima, terminando com o pão e as fatias de queijo. Para o molho, misture tudo. Sirva a salada com o molho.

Salada húngara (Hungria)
Ingredientes: 500g de batata cozidas e cortada em cubos grandes; 100g de pepino em conserva (picles) picados bem pequenos; 4 colheres (sopa) de maionese; 1 xícara de cebolinha picada; 1 fio de azeite, sal e pimenta a gosto.
Preparo: misture tudo e sirva gelado.

Salada thai (Tailândia)
Ingredientes: 1/2 mamão papaia verde; 1 dente de alho pequeno picado; 6 tomates-cereja; pimenta dedo-de-moça picada; 6 vagens cozidas, em rodelas; 1/2 xícara de camarão seco demolhado; 1 colher (sopa) de amendoim; 20ml de molho de peixe; 30ml de suco de limão; 2 folhas de alface americana; 30ml de suco de limão; azeite a gosto e sal a gosto.
Preparo: deixe o camarão demolhando em água por 10 minutos, escorra e reserve. Descasque o mamão verde e rale fino e comprido. Pode ser feito com faca, batendo no comprimento e cortando em camadas com o descascador. Em um processador ou pilão amasse o alho e a pimenta juntos. Adicione o suco de limão, o açúcar, o molho de peixe e misture bem, até que o açúcar dissolva. Misture o mamão ralado, o camarão, a vagem e o amendoim com o molho. Mexa bem. Sirva em temperatura ambiente, ou gelada, sobre uma cama de folhas de alface. Decore com os tomates-cereja.

Salada grega (Grécia)
Ingredientes: 1 maço de alface romana ou crespa; 6 a 8 tomates pequenos (ou 3 tomates italianos); 1 pepino japonês (ou comum); 1 cebola roxa pequena; 100g de queijo feta (de cabra); azeitonas gregas a gosto; 2 a 3 rabanetes; azeite de oliva; orégano; sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Preparo: lave a alface e passe na centrífuga para tirar o excesso de água. Lave os tomates e corte-os ao meio (se usar tomates italianos, corte-os em cubos). Descasque o pepino e corte-o em fatias. Descasque a cebola e corte-a em fatias finas. Corte os rabanetes em fatias e o queijo em cubos. Em uma saladeira, coloque todos os ingredientes. À parte, misture o azeite com as ervas de Provence ou o orégano, sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Misture bem e regue a salada com este molho, mexendo com cuidado. Sirva em seguida.
Dica: antes de usar o queijo, retire-o da geladeira com 30 minutos de antecedência.

Salada Mex (México)
Ingredientes: 1 e 1/2 xícaras de feijão preto cozido e já escorrido; 1 abacate sem casca e sem caroço, cortado em fatias finas; suco de 1 limão; azeite o quanto baste, sal o quanto baste; 1/2 pimenta dedo-de-moça sem sementes e picadinha; 1 cenoura sem casca e ralada; 2 tomates cortados em quatro; coentro fresco a gosto; 1/2 pimentão vermelho sem sementes e 1 e 1/2 xícara de milho verde.
Preparo: higienize as folhas e legumes da salada e seque. Misture milho, feijão, tomate, coentro, pimenta, pimentão e cenoura. Coloque em uma travessa. Misture o azeite, sal e limão. Coloque o abacate e tempere.

Salada russa (Rússia)
Ingredientes: 5 batatas médias; 3 cenouras; 2 ovos cozidos; 300g ervilhas; 4 colheres de maionese; sal e pimenta a gosto; cebolinha ou salsa para decorar.
Preparo: pique os legumes em cubinhos e cozinhe. Misture tudo, tempere com sal e pimenta e decore com salsa e cebolinha.

Sunomono (Japão)
Ingredientes: 1 pepino japonês; 1 colher (sopa) de sal marinho; 3 colheres (sopa) de vinagre de arroz; 2 colheres (sopa) de açúcar; 2 colheres (sopa) de gergelim preto.
Preparo: aqueça o vinagre com o açúcar numa panelinha em fogo baixo e reserve. Passe o pepino japonês pelo fatiador cortando em fatias bem fininhas. Misture o sal no pepino, mexa bem e coloque em um escorredor. Aguarde 5 minutos. Lave o pepino que ficou de molho no sal, escorra e esprema entre as mãos o pepino para tirar o excesso de sal. Junte a mistura de vinagre e açúcar e sirva.
Rendimento: 2 porções

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