Um clique natural

Qual é a sua natureza? É o que quer saber a The Nature Conservancy, e você pode responder com fotos, por meio de um concurso fotográfico de âmbito mundial

Luciana Sotelo

Viajar e levar na mala, além de roupas e expectativas, um olhar diferenciado, sensível. É assim que os amantes da fotografia podem se sentir diante de um novo desafio global que acaba de ser lançado. A maior organização de preservação ambiental global, a The Nature Conservancy, está com inscrições abertas para o concurso de fotografia Qual é a sua natureza?
Comprometida com o futuro, a entidade quer saber o que a natureza significa para cada um de nós. E se a pergunta é clara, o convite é desafiador: Quer compartilhar com o mundo a sua visão sobre a fauna e a flora do nosso planeta? Se a resposta for sim, esquece a selfie e capricha. Procure uma boa inspiração e, literalmente, mãos à obra.
Um dos grandes mestres da fotografia do século XX, o francês Henri Cartier-Bresson, já dizia: “Há uma fração de segundo criativa quando você está fazendo uma foto. Seu olho deve enxergar uma composição ou uma expressão que a própria vida oferece a você, e você deve saber, através da intuição, quando clicar. Esse é o momento em que o fotógrafo é criativo”.
O concurso é justamente isso, um verdadeiro estímulo à criatividade de fotógrafos amadores e profissionais. A ideia é incentivar o olhar atento, a observação cuidadosa do que a natureza representa e também do bem-estar que o meio ambiente proporciona.
Erik Lopes, coordenador do concurso da TNC no Brasil, destacou que, para quem curte fotografar as belezas naturais dos lugares que visita, o concurso é um motivo a mais para observar com carinho as paisagens e aquilo que elas têm de inusitado. Diz ele: “Queremos convidar fotógrafos amadores e profissionais a mostrar a importância do contato com o meio ambiente e, com isso, provocar emoções e reflexões em um público diversificado. Todos terão a chance de compartilhar sua visão sobre como nos conectamos com a natureza, em um mundo cada vez mais marcado pela ação do homem”.
Maior organização ambiental do mundo
Para fazer pensar, chamar a atenção do mundo para o meio ambiente e promover um concurso com tanta sensibilidade, a TNC tem lá suas razões. Ela está presente em mais de 35 países, com diferentes estratégias para executar sua missão de conservar as terras e águas das quais a vida depende.
No Brasil, o maior país da América do Sul, com sua diversidade natural de flora e fauna, a TNC está presente em várias frentes. A Amazônia, o Cerrado, a Mata Atlântica e a Caatinga, que são os principais biomas brasileiros, fazem parte da preservação da TNC no país, onde atua desde 1988. São quase 30 anos de contribuição para a conservação dos ecossistemas e recursos naturais. Segurança hídrica, agropecuária sustentável e infraestrutura são as principais estratégias de trabalho. Atualmente, possui escritórios em Belém, Brasília e São Paulo, com mais de 100 colaboradores. Os projetos contam com mais de 180 parceiros, entre os setores público, privado, ONGs, academias e associações indígenas.

Related News

Comments are closed

Revista Beach&co