Um brinde à boa vida

Às margens do rio Una, já pertinho do mar, o charmoso povoado de Barra do Uma, na costa sul de São Sebastião, atrai muita gente por suas belezas naturais. Três irmãos de São Paulo há muito se encantaram pelo lugar e cada um resolveu ter ali a sua própria casa. Os pais, um médico e uma empresária, não queriam ter que escolher com que filho se hospedar nas férias. A solução encontrada foi também eles construírem uma morada na praia, um local onde a família toda poderia passar o dia reunida.

Com projeto e decoração da arquiteta e designer de interiores Brunete Fraccaroli, a casa de 800m² fica num terreno de 10mil m²,  a poucos passos do mar. Assobradado, o imóvel tem sete suítes – cinco no piso superior e duas, no inferior – e uma ampla área social, com salas de estar, jantar e home theater, que se conectam entre si e se abrem para a área externa. Do lado de fora, as atrações são muitas. “Idealizei a varanda como uma praça de alimentação. Tem churrasqueira e bar, além de várias mesinhas. Afinal, preparar os alimentos enquanto se toma um bom drinque e depois fazer as refeições ao lado dos que amamos está entre os prazeres dos donos de casas de praia”, argumenta Brunete.

E as delícias não param por aí. Há ainda a piscina, cuja altura funde-se com a linha do horizonte rente ao mar, e um quiosque especialmente destinado aos jantares japoneses, paixão dos proprietários. “Tudo é muito gostoso, porém, tem um cantinho simples no jardim que sintetiza toda a magia desta casa. São apenas dois banquinhos e mesinhas rústicos de madeira, sob a sombra de coqueiros, onde o casal costuma brindar o pôr do sol com champanhe. Uma dádiva sem igual”, revela Brunete.

Com fachadas texturizadas, “para suportar melhor a maresia”, ensina a profissional, a morada por dentro é branca do piso às paredes, dos móveis aos tecidos. Nem por isso o visual é monótono. Caprichosa, a moradora vive alternando os acessórios. Assim, de acordo com as épocas do ano, mudam as flores dos vasos, as estampas das almofadas e também os objetos, ora chineses, ora tailandeses, ora artesanais brasileiros.

Os filhos do casal ainda mantêm as suas casas de veraneio, mas é na propriedade dos pais que eles e suas famílias passam a maior parte do tempo nos finais de semana e nas férias escolares. “É difícil querer ir embora daqui”, confessa um dos netos.

Maria Helena Pugliesi

(fotos Ricardo Breda)

Related News

Comments are closed

Revista Beach&co