O abacate e as frutas de outono

Frutas frescas lembram o calor do verão, mas é necessário manter o consumo delas durante o ano inteiro

Fernanda Lopes

Às vésperas do inverno, é ainda mais imprescindível tê-las como aliadas para manter a imunidade em dia e resistir a gripes e resfriados, mais comuns quando o clima esfria. E o outono tem uma rica gama de frutas da época, que ficam com ótima qualidade e preços mais em conta. Todas elas são ricas em nutrientes, como vitaminas A, C e do complexo B.
Entre as funções dessas vitaminas, está a manutenção da saúde dos olhos, dos ossos e da pele e a melhora da imunidade e da digestão, como explica a nutricionista Tatiana Branco: “Além de mais baratas, quando consumidas na época delas, as frutas possuem maior concentração de nutrientes”.
Uma dessas frutas é o abacate. Antes, vilão das dietas, há algum tempo caiu nas graças dos pesquisadores como alimento saudável. Ele é rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas (a mesma do azeite de oliva), vitaminas, sais minerais e glutationa, um poderoso antioxidante. Seu acentuado valor energético é relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL (considerado o bom colesterol).
Se não bastasse, a metade de um abacate médio fornece 500mg de potássio e mais de um terço da necessidade diária recomendada de folato, e fornece, também, 10% ou mais das necessidades diárias recomendadas de ferro, magnésio e vitaminas A, C, E e B6. Quanto ao valor calórico, 100 gramas de abacate fornecem 162 calorias.
Diferentemente do que ocorre com a maioria das frutas, os abacates só começam a amadurecer depois de colhidos. A fruta já desenvolvida pode ser deixada na árvore por seis meses sem que se estrague. Uma vez colhido, entretanto, o abacate verde amadurece em poucos dias.
No Brasil, ele é consumido com açúcar na maioria dos lares, mas, no resto do mundo é utilizado em pratos salgados, como saladas e o famoso guacamole mexicano, uma salada com tomates, pimenta e coentro (veja a receita).
O abacate é nativo da América Central e o México é o maior produtor da fruta, que tem mais proteína do que qualquer outra – cerca de 2g para cada porção de 110g.
Mas, atenção: o abacate deve ser servido cru – pois ele se torna amargo quando cozido. É possível, entretanto, acrescentá-lo a pratos quentes, misturando-o com um molho de massa condimentado ou em fatias sobre um peito de frango grelhado.

Outras frutas de outono

Caqui – O sabor doce agrada a diversos paladares e cai bem como sobremesa. É pouco calórico e possui ferro, cálcio e vitaminas A, B1, B2 e C. Possui concentração de licopeno, o que auxilia na prevenção do câncer de próstata.

Carambola – Deve ser evitada por quem tem problemas renais por conter um mineral maléfico para esse grupo de pessoas. Se não for seu caso, aproveite a grande quantidade de vitaminas A, C e do complexo B, de água e de fibras.

Figo – Fonte de zinco e fibras, tem alto teor antioxidante. Opte pelo orgânico, já que os produzidos em larga escala têm alta concentração de agrotóxicos na casca.

Fruta do conde – É fonte de energia saudável, porque possui alta quantidade de carboidratos. A fruta (também conhecida como atemoia) possui vitaminas A e C.

Goiaba – Seja na variedade vermelha ou branca, a goiaba possui cálcio, fósforo e ferro, além de vitaminas A, B e C. E o melhor: apesar de doce, contém pouco açúcar.

Tangerina – Riquíssima em vitaminas A e C, o suco de tangerina é um ótimo aliado contra gripes e resfriados, por aumentar a imunidade.

Receitas

Guacamole

Ingredientes: 1 abacate; 2 dentes de alho amassados; 2 tomates picados, sem pele e sem sementes; 1/2 cebola roxa picada; quanto baste de coentro picado; quanto baste de cebolinha verde picada; quanto baste de pimenta dedo-de-moça picada e 3 colheres (sopa) de suco de limão e quanto baste de sal.
Preparo: amasse o abacate, misture os demais ingredientes. Sirva com nachos ou torradinhas.

Frango grelhado com salada de abacate

Ingredientes: 2 filés de peito de frango; 1 abacate; 8 tomates cereja; 2 colheres (sopa) de azeite de oliva; 2 colheres (sopa) de coentro fresco picado; 1/3 de maço de rúcula; suco de 1 limão e sal e pimenta-do-reino a gosto.
Preparo: tempere os filés de peito de frango com azeite, sal e pimenta-do-reino (se quiser, coloque suco de limão) e reserve. Corte o abacate em cubos. Em uma tigela, junte o tomate, o abacate fatiado, o coentro, a rúcula, 1 colher (sopa) de azeite e o suco de limão. Misture delicadamente para não desmanchar o abacate. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Reserve a salada. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio e grelhe os filés de frango. Coloque um filé de frango sobre a salada. Sirva imediatamente.

Musse de chocolate com abacate

Ingredientes: 2 abacates médios maduros; 200g de chocolate meio-amargo; 1 lata de creme de leite sem soro e açúcar a gosto.
Preparo: bata na batedeira todos os ingredientes e leve à geladeira por cerca de 1 hora. Sirva gelado.

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