Frutas para hidratar e nutrir

Fernanda Lopes


Verão e, junto com ele, o Carnaval. Dessa junção vem a necessidade extra de nos hidratarmos. Para quem vai cair na folia, seja na avenida ou nos bailes dos clubes, é importante repor o líquido e os nutrientes perdidos. Para quem preferir ficar na praia, o mesmo é indicado.
As frutas são excelentes para isso. Segundo a nutricionista Tatiana Branco, elas são fontes naturais de água, fibras, vitaminas e sais minerais, importantes para repor as energias. Nesta época, temos em abundância opções variadas e gostosas: abacaxi, maracujá, pera, goiaba, melancia, melão, uva, carambola, mamão, manga.
Como explica Tatiana, “todas são fontes de vitamina C, uma vitamina com grande poder antioxidante, e que participa também na síntese de colágeno, favorecendo um aspecto mais saudável e jovial à pele. Podem ser consumidas ao natural, em sucos, frapês e vitaminas, nas sobremesas e acompanhando saladas também”.
Tatiana diz que as frutas são aliadas do organismo para evitar a fadiga muscular, comum quando exigimos mais do nosso corpo.


Benefícios de cada uma


Abacaxi – refrescante, ajuda no processo de absorção de ferro no organismo (devido à vitamina C) e ainda ajuda a digerir lentamente outros alimentos. 100g de fruta fresca = 50Kcal.
Carambola – excelente fonte de água (87%), vitaminas do complexo B, vitaminas A e C, além de fósforo, potássio e cálcio. 100g de fruta = 30 Kcal.
Goiaba – fonte de licopeno (na variedade vermelha), vitamina C (mais que no limão ou na laranja) e vitamina A, é uma fruta versátil, usada para consumo in natura, sucos e vitaminas, geleias, compotas e na tradicional goiabada. 100g de fruta = 54Kcal.
Mamão – rico em vitamina A, licopeno (aproximadamente 3,39mg em 100g) e fibras, é também muito conhecido por seu poder laxativo. Muito utilizado para sucos, vitaminas e consumo in natura. 100g de fruta fresca = 39Kcal.
Manga – de polpa fibrosa e caroço único, a manga é fonte de fibras solúveis e antioxidantes (quercetina), importantes para o bom funcionamento das artérias, redução do colesterol e da glicemia, além de promover a saciedade. Também é importante fonte de potássio – importante para a saúde cardiovascular, vitamina C para fortalecer a imunidade e agir na síntese de colágeno para a pele, e betacaroteno. É também de baixa caloria, cada 100g de fruta= 61Kcal.
Maracujá – fonte rica de vitaminas A e C, além dos minerais: magnésio, sódio, potássio e rico em fibras como a pectina. A farinha, por ser rica em fibra, ajuda no controle do diabetes tipo 2, colesterol, e no controle da saciedade. 100g de polpa da fruta= 97Kcal.
Melancia – muito refrescante, pode ser consumida integralmente em saladas doces e salgada, sucos e vitaminas, sorvetes e sorbets, compotas da casca e farinha das sementes. Fonte de vitamina A, licopeno, vitamina C e baixo teor calórico. 100g de fruta fresca = 33Kcal.
Melão – rico em água, minerais e de baixa caloria, é fonte de potássio e vitamina A. 100g de fruta fresca = 33Kcal.
Pera – rica em água, apresenta também grande quantidade de minerais como sódio, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro, sendo uma das frutas que mais possuem sais minerais. Além disso, também é fonte de vitaminas A e C, e fibras que ajudam a controlar o apetite e regulam o trânsito intestinal. 100g de fruta fresca = 53Kcal.
Uva – fonte de potássio, vitaminas A e C, cálcio e magnésio, além de muitos antioxidantes presentes na casca (quanto mais escuras, maior o teor de compostos fenólicos), que ajudam na prevenção da oxidação celular por radicais livres. 100g de fruta fresca = 67Kcal.


Receitas
Frapê de salada de fruta


Ingredientes: 1 banana; ½ maçã; 3 morangos; 1/3 de manga palmer; 250ml de iogurte; 1 colher (chá) de mel.
Preparo: pique e congele as frutas. Depois de congeladas, bata tudo no liquidificador. Sirva geladinho com frutas frescas em cima, se quiser.


Salmão com mangas


Ingredientes: 1 filé de salmão; 1 colher (sopa) de suco de limão; sal e pimenta a gosto; 1 colher (sopa) de azeite; 2 colheres (sopa) de iogurte desnatado; 1 colher(chá) de mel, cebolinha picada a gosto; 1/2 manga palmer em fatias.
Preparo: tempere o salmão com sal e pimenta e grelhe em uma frigideira bem quente e antiaderente. Grelhe dos dois lados por cerca de 3 minutos de cada lado. Misture o iogurte, o mel, suco de limão e o azeite e tempere com sal e pimenta; na mesma frigideira que grelhou o salmão, grelhe rapidamente as mangas. Sirva o filé, com o molho de iogurte e as mangas e salpique cebolinha.

Related News

Leave a Reply

Revista Beach&co